Idade dos cavalos em relação ao homem

Saiba como é feito o cálculo para revelar qual é a idade de um cavalo  em comparação à idade de um humano

 
Descobrir quantos anos tem um cavalo comparando-se à idade dos humanos é um tema que gera muita curiosidade. Apesar de não apresentar 100% de exatidão, é possível estabelecer uma equivalência para obter uma noção aproximada.

É um fato que os cavalos se desenvolvem muito mais rapidamente do que os humanos. Para os cavalos, por volta dos 5 anos, eles já são considerados adultos. Com o avançar dos anos, por volta dos 20, pode ser classificado como idoso e, se bem cuidado com alimentação adequada e cuidados veterinários constantes, chega à marca dos 30 anos.

Idade do cavalo x Idade do homem

Um cavalo de 1 ano possui aproximadamente 6 anos e meio em idade humana. Já um animal de 5 anos, 24 anos e meio. Quando um cavalo chega aos 20 anos, está com 60 anos e, aos 30 anos, o equivalente à idade de 85 anos e meio se fosse um homem. Para finalizar o comparativo, aos 36 anos, ele teria aproximadamente 100 anos e meio. Uau!

O recorde mundial de longevidade equina é de 62 anos. O feito foi alcançado por Old Billy que viveu de 1760 a 1822. Qual o cavalo mais velho que você conhece? Será que ele já chegou perto dessa idade?

Como descobrir a idade do cavalo

A maneira correta de identificar a idade de um equino é através da análise da arcada dentária, pois esta sofre modificações ao longo do tempo. O desgaste e o atrito entre a parte superior e inferior pode expor as estruturas internas, alterando a forma e o desenho das mesmas. As mudanças devem-se ao manejo nutricional: quanto menor a partícula ingerida, menor o esforço com a mastigação.

A análise ocorre de acordo com a idade. Quando o cavalo possui até 4 anos e meio, observa-se a troca dos dentes incisivos. Com o crescimento, percebe-se a mudança na anatomia dos dentes, o desenvolvimento do canino, cor do esmalte e a cauda de andorinha que surge por volta dos 7 anos.

Leia também: Veja os maiores problemas dentários dos cavalos

De olho na cor dos dentes em equinos!

Ao nascer, os dentes dos equinos são branquíssimos (dentes de leite), porém, com a idade e o desenvolvimento dos dentes permanentes, há uma tendência natural a adquirir uma coloração amarelada-creme. Após os 20 anos, os dentes apresentam uma cor amarronzada.

Observe a mastigação do cavalo

Para analisar a idade dos cavalos, observe a forma da superfície dos incisivos. Os dentes de leite são ovais, os adultos circulares e idosos triangulares.

A dentição de cavalos jovens cresce em fileiras em linha vertical. Após os 5 anos, eles se inclinam e formam um novo ângulo. Em equinos com 20 anos ou mais, o ângulo de inclinação é ainda mais proeminente.

Quantos dentes o cavalo tem?

Esta informação é valiosíssima para calcular a idade do animal. Os cavalos possuem 6 incisivos na mandíbula e 6 no maxilar. Os 2 centrais são chamados de pinças e, seguindo para fora, encontram-se os dentes “médios” e os “cantos”, incisivos na frente da barra. Os 6 dentes inferiores e 6 superiores na altura da bochecha são usados para mastigação.

Sulco de Galvane

Outra forma de identificação da idade é examinar a aparência de uma marca marrom na linha da gengiva, no centro incisivo. A formação, conhecida como sulco de Galvane é encontrada entre os 10 e 30 anos de idade do cavalo e é resultado de uma dobra ou entalhe no esmalte do dente.

Exame seguro em cavalos

Para analisar com tranquilidade a boca de um animal, é necessário ter segurança total na inspeção. O cavalo deve estar sedado, procedimento que só pode ser feito por um médico veterinário. O equino precisa ser colocado em um local bem iluminado e estar com a boca limpa. Até os 5 anos, leve o animal ao médico veterinário duas vezes por ano e, após esse período, uma vez por ano para acompanhar o desenvolvimento saudável, prevenindo e tratando doenças. Assim, você garante mais qualidade de vida para que o cavalo bata o recorde em longevidade com bem estar.

Equipe TudoVet